quinta-feira, 21 de junho de 2012

Concurso público para Analista de Comunicação (São Paulo)

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo abriu concurso para Analista de Comunicação e você tem até a próxima terça-feira, dia 26/06, às 17hs, para se inscrever. O profissional irá atuar junto ao departamento de Acervo e Curadoria/ Serviço de Museografia e Comunicação Visual do Estado de São Paulo com salário de R$6.040,48.

As inscrições podem ser feitas apenas pelo site www.sistemas.usp.br/marteweb após preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa no valor de R$91,00.

As etapas do processo seletivo serão compostas por uma prova objetiva, uma prova dissertativa e uma prova prática, todas eliminatórias conforme edital. O concurso terá validade de seis meses a contar da data da publicação do Despacho de Homologação no Diário Oficial do Estado de são Paulo e será válido também para posteriores vagas que surgirem durante o prazo de validade do edital.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Concurso Público para professor de Relações Públicas na UERJ



A Faculdade de Comunicação Social da UERJ está com concurso público aberto para o preenchimento de duas vagas de professor adjunto formado em Relações Públicas e com doutorado em Comunicação Social ou áreas afins. A carga horária é de 40h semanais, com salário base de R$ 5.497,00.

As inscrições acontecem até o dia 29 de junho de 2012, na Secretaria da Faculdade de Comunicação Social da UERJ - Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, bloco A, sala 10.006, Maracanã, tel. 2334-0244, das 13:30 às 19:00h.

Baixe o edital aqui. Mais informações: http://www.srh.uerj.br/docente/saida.asp

Portal de empregos da Abracom


Já está no ar o portal de empregos da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

Com ele empresas associadas Abracom podem  publicar suas vagas, pesquisar currículos no banco de cv´s da associação e interessados em trabalhar em agências de comunicação podem cadastrar seu currículo.

Tudo isso gratuitamente! Para saber mais clique aqui.

Essa é mais uma parceria da Trabalhando.com, a maior comunidade virtual de trabalho da América Latina.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Brasil integra pesquisa internacional sobre Liderança em Relações Públicas e Comunicação


via Rodrigo Cogo

Questionário online está disponível para que os profissionais respondam até o dia 15 de junho. 
Somente para profissionais, gestores ou não.
Os gestores em Relações Públicas e Comunicação do Brasil são o foco de uma pesquisa internacional organizada pela Universidade do Alabama (EUA), com o intuito de conhecer como as constantes e rápidas mudanças politicas, econômicas e sociais estão impactando nas suas rotinas e desempenho, frente às respectivas equipes e organizações. 

Além dos 15 gestores convidados para uma entrevista em profundidade, em 18 países simultaneamente,  também estão convidados para responder o questionário online (www.leadership-survey.net), os profissionais - gestores ou não -, que possam colaborar com o estudo até o dia 15 de junho próximo. Os resultados serão divulgados em novembro, em evento da área nos Estados Unidos.

A pesquisa, intitulada Estudo Transcultural sobre Liderança em Relações Públicas, representa uma oportunidade para expandir a compreensão sobre liderança e comunicação em nível global, possibilitando inovações nesta área. Os resultados ajudarão a construir a teoria da liderança nas relações públicas e gestão de comunicação, tendo implicações para a prática da área, além de colaborar com informações que permitam às instituições de ensino oferecer programas de graduação e pós-graduação voltados ao desenvolvimento de futuros líderes neste campo do conhecimento. Tanto as entrevistas em profundidade como o questionário  online possuem questões que foram desdobradas de cinco tópicos principais: 

•        O que os profissionais acreditam ser as questões mais significativas, ou em desenvolvimento, que afetam atualmente a rotina dos líderes em Relações Públicas e Comunicação?

•        Como, especificamente, estas questões impactam na rotina desses líderes em Relações Públicas e Comunicação?

•        Quais dimensões da liderança são as mais afetadas por estas questões?

•        Quais são as implicações dessas questões para a preparação de futuros líderes em termos de educação e programas de desenvolvimento profissional?

•        Quais são as percepções dessas questões e implicações nos diferentes países pesquisados?

O estudo é patrocinado pelo Instituto Plank para a Liderança em Relações Públicas da Universidade do Alabama, apoiado financeiramente pelo Heyman Associates e IBM. Os países participantes são: Alemanha, Áustria, Brasil, Chile, China, Hong Kong, Índia, Letônia, Estônia, México, Rússia, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos.  Os resultados de cada país serão organizados em uma única obra, a ser publicada em 2013.

No Brasil, a pesquisa está sob responsabilidade dos professores Andreia Athaydes e Gustavo Becker, da Universidade Luterana do Brasil (RS), e Paulo Nassar, Mateus Furlanetto e Rodrigo Cogo, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (SP). Outras informações podem ser obtidas pelos endereços andreia.athaydes@ulbra.edu.br e mateus@aberje.com.br.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Sustentabilidade é um fato no Brasil?


A mídia tem sido a grande parceira no processo de formação da cultura da sustentabilidade na sociedade brasileira.  

Via Lala Aranha

A mídia brasileira, em quase todas as suas editorias, vem demonstrando muito interesse em destacar os conceitos de sustentabilidade e de consumo consciente.  Isto não é de hoje. Pesquisa realizada pelo DATABERJE com parceiras já demonstrava que em 2008 a sustentabilidade era pauta recorrente na grande imprensa.  Não é somente a Rio+20 que tem inspirado estas diversas pautas.  O tema está presente no país formalmente desde 1990, com as pioneiras Rádio Eldorado fazendo campanha para a limpeza do Rio Tietê e a TV Globo lançando o Globo Ecologia, com o ator e também ambientalista Vitor Fasano.  Os jornalistas e as empresas de mídia foram se conscientizando da necessidade de apoiar, dar cobertura e esclarecer sobre a intersecção das áreas de negócios, sociais e ambientais nas ações das empresas, dos governos e das organizações públicas e privadas. Primeiro separadamente e já neste século com o chapéu da sustentabilidade.

O Meio e Mensagem, em reportagem especial realizada em maio de 2011 já destacava que a sustentabilidade “ganha espaço na imprensa” e citava várias delas com ações próprias e internas – a Rádio Eldorado foi à primeira mídia eletrônica a compensar emissões de CO2, em 2008 - e com ações externas como a ampla cobertura do tema, o lançamento de concursos e premiações e a edição de suplementos especiais que são verdadeiras joias em prol da divulgação do princípio da sustentabilidade e sua equação - pessoas, planeta e economia – na formação da qualidade de vida da nação. Hoje temos vários jornalistas especializados na área que tratam o tema com a maior propriedade e são convocados para todos os debates nacionais que têm acontecido.  Estes jornalistas estão à frente de suplementos impressos de jornais, programas de editoras de revistas, de televisão e de sites especializados como o “Razão Social” (O Globo), “Programa Planeta Sustentável” (Grupo Abril) “Cidades e Soluções” (Globo News) e o eco.com, entre outros de grande destaque e contribuição para a conscientização da Sociedade.

A pesquisa publicada no dia 6 de junho p.p., realizada para o Ministério do Meio Ambiente pelo Instituto CP2 em abril – “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”- ouviu mais de duas mil pessoas. Sobre as principais preocupações dos brasileiros, o meio ambiente ficou em 6º lugar (13%) ficando atrás de saúde/hospitais (81%), violência/criminalidade (65%), desemprego (34%), educação (32%) e políticos (23%).  Embora 78% dos brasileiros afirmaram nunca terem ouvido falar da Conferência da ONU Rio + 20, 47% conhecem o termo sustentabilidade e, destes, 46% o associam ao meio ambiente e 22% ao cuidado do meio ambiente, das pessoas e da economia ao mesmo tempo. Os problemas ambientais, por serem mais visíveis, atingem a preocupação de 65% dos entrevistados que os consideram uma questão de “sobrevivência”.  Quando se trata da responsabilidade para gerar e resolver os problemas criados pela má utilização dos recursos naturais, os entrevistados (61%) acreditam que o governo estadual, as prefeituras (54%) o governo federal (48%) e as próprias pessoas (46%).  E quem age na defesa do meio ambiente? As entidades ecológicas (41%), os meios de comunicação e os cientistas as (35%), entre outros, como o governo federal (20%).
 
O jornalista Carlos Piazza, superintende de Comunicação da Light, em entrevista a Anderson Scardoelli, para o Comunique-se, lamenta que “toda notícia que é sobre sustentabilidade está voltada para o meio ambiente” e chama a atenção para a importância e o real significado da palavra. Nesta pesquisa fica evidente esta tese do jornalista: o desmatamento, as poluição das lagoas, rios e do ar, o volume do lixo e o desperdício da água são os problemas identificados pelos entrevistados. Ocorre que ultimamente o conceito de sustentabilidade tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

A este princípio são atreladas as ações necessárias para que a sustentabilidade se torne uma questão do dia-a-dia do brasileiro: desenvolver, gerir/administrar, crescer e consumir sustentavelmente e que colocam o princípio de sustentabilidade em uma visão de longo prazo para valorizar e recuperar todas as formas de capital humano, natural e financeiro.  O resultado disso é que o agir com sustentabilidade para a sociedade se tornou uma agenda socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta, criando políticas públicas e formando novas atitudes e comportamentos para empresas, governos, organizações e pessoas.

A grande credibilidade que a mídia brasileira desfruta na sociedade é a principal responsável na formação da opinião pública sobre temas que se tornaram imprescindíveis para a qualidade de vida atual e futura do país. Este papel fundamental tem sido uma tônica constante na mídia brasileira e também necessita ser preservado e valorizado para que as gerações futuras tenham clareza da importância desta parceria.

Lala Aranha, 12 de junho de 2012
http://aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=746&ID_COLUNISTA=77
Relações Públicas, é consultora da Teia de Aranha Comunicação. Nos últimos 20 anos, foi presidente da Ogilvy Relações Públicas, sócia-fundadora da Calia Assumpção Publicidade e Diretora da CDN Comunicação Corporativa. É membro do Conselho Diretor  do WWF-Brasil. Escreveu o livro Cartas a um Jovem Relações Públicas, lançado pela Editora Elsevier.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A importância do Planejamento de Relações Públicas na Prevenção de Crises


Com o tema “Comunicação estratégica nas organizações: a importância do planejamento de Relações Públicas na prevenção de crises” a UERJ recebe a professora Dra. Margarida Kunsch, ECA-USP, e Renata Petrocelli, assessora de imprensa da Eletrobrás, para falarem sobre o assunto amanhã, dia 5 de junho, a partir das 18h.

O evento tem como objetivo reunir estudantes e profissionais de comunicação para uma reflexão sobre a importância da elaboração e execução de estratégias de comunicação que visem à prevenção e gestão de crises e a consolidação da imagem perante a opinião pública, em vista de tantos exemplos de crises como da empresa Delta.
A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail evento.projetos@gmail.com, com nome e universidade ou empresa. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado de participação.

O evento é promovido pelos alunos de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, sob supervisão da professora Priscila Garcia, que ministra a disciplina de Projetos Experimentais na Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

Serviço:

“Comunicação estratégica nas organizações: a importância do planejamento de Relações Públicas na prevenção de crises”.

Data: 5 de junho de 2012, 18h

Local: UERJ, Campus Maracanã – R. São Francisco Xavier, 524 – Auditório 11, 1º andar – Rio de Janeiro

Inscrições: evento.projetos@gmail.com

Entrada Gratuita